Volúvel

Permanente só a mudança, é saudável sair da zona de conforto...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Inconveniência se resolve com assertividade

Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
Três peneiras?
Sim. A primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade. É coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade . Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E arremata Sócrates:
Se passar pelas três peneiras
, conte! Tanto eu, você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
******************************************
Para quê coloquei este texto hoje?
Para que perpetue pois gosto muito como parte de meus exercícios diários e por um fato que no final tem a ver com o texto que aconteceu hoje pela manhã.
Meu marido tem uma irmã que consegue ser muito inconveniente e invasiva... se permitir, ele ao seu modo, não como eu queria mas sabe separar e colocá-la de uma certa forma no lugar dela mas repito, GOSTARIA QUE ELE FOSSE MAIS RÍGIDO, mas enfim... dentre essas tantas hoje ligou para o celular de manhã cedo, antes das 08, percebo que ela quer chamar a atenção de alguma forma.
1. Nada falei com ele, não descontei nele pois não caberia; Deixaria recado com a mãe dele? Não;
2 Agi normalmente, QUASE pedi à ele para falar com ela, perguntei o que ela queria e era totalmente RELEVANTE;
3. Respirei, esperei ele sair para o trabalho e liguei para ela e consegui falar GENTILMENTE, quanto progresso...
__Fulana, bom dia(ela é que atendeu o telefone).
__Pois não
__Queria pedir uma gentileza, para que você não ligasse mais pela manhã principalmente nos fins de semana aqui para casa para resolver assuntos que possam ser resolvidos ao longo do dia, somos um casal sem filhos e nossa rotina é diferente, tudo bem?
__(Silêncio...) Tudo bem...
__Obrigada e bom dia.
Consegui escoar a energia ruim, creio que consegui ser assertiva e me orgulho muito disso, transferi um problema que não é meu, as doenças dela são dela, o acordo dela com irmão também não me interessa, não vou alimentar a doença do outro nem as minhas agora no que tange meu casamento, minha rotina, vou falar o que me incomoda sim, sempre.
Ufa!!!
Dou notícias